AMD Culpa os CPUs "Horríveis" da Intel pela Escassez do Ryzen 7 9800X3D

Você já imaginou que a concorrência de um produto pode ser tão fraca que acaba fazendo com que sua própria oferta se torne ainda mais desejada? Pois é exatamente o que está acontecendo com a AMD e o Ryzen 7 9800X3D!

amd ryzen 7 9800x3d

Nos últimos tempos, o mercado de CPUs tem sido dominado por uma verdadeira reviravolta graças ao Ryzen 7 9800X3D da AMD, que tem conquistado tanto os gamers quanto os entusiastas de PC com seu desempenho excepcional. O interessante, no entanto, é que uma das razões para esse sucesso absoluto está relacionada diretamente com a Intel.

O Que Está Por Trás do Sucesso do Ryzen 7 9800X3D?

Lançado como parte da linha Zen 5, o Ryzen 7 9800X3D logo se destacou como o novo rei dos CPUs para gaming, e isso não foi uma surpresa para a AMD, que sempre acreditou no potencial de suas novas soluções. Durante a CES 2025, a fabricante revelou que o chip tem superado as vendas de toda a linha Ryzen 9000 não-X3D na Alemanha, uma das regiões mais importantes para o setor.

Entretanto, a popularidade do Ryzen 7 9800X3D veio acompanhada de um grande desafio: a escassez do produto. Com a alta demanda, muitos consumidores encontraram dificuldades para comprar o chip, o que levou a preços elevados em sites como o eBay. E aqui é onde entra a história da Intel.

amd ryzen

Como a Série Arrow Lake Influenciou a Demanda pela AMD

Durante uma mesa redonda no CES, executivos da AMD explicaram que a popularidade do Ryzen 7 9800X3D foi diretamente afetada pela “horrível” série Arrow Lake da Intel. Sim, você leu corretamente: a Intel ajudou a tornar o processador da AMD ainda mais desejado. Como isso aconteceu?

A linha Arrow Lake da Intel não foi bem recebida. Criticada por seu desempenho aquém das expectativas, alta latência e problemas de compatibilidade, a série deixou os consumidores insatisfeitos. Além disso, problemas com o gerenciamento de energia e o desempenho em jogos não ajudaram em nada. E, para piorar, algumas atualizações de firmware da Intel acabaram piorando a situação ao invés de melhorar!

De acordo com Frank Azor, executivo da AMD, essa performance abaixo do esperado da Intel fez com que mais e mais pessoas optassem por investir no Ryzen 7 9800X3D. Afinal, se a concorrência está entregando algo abaixo das expectativas, a solução seria buscar algo mais confiável, certo? E, para os gamers, o chip da AMD se tornou a escolha óbvia.

E Agora, O Que A AMD Vai Fazer?

Agora que a demanda pelo Ryzen 7 9800X3D está altíssima e os consumidores ainda lutam para encontrar o produto, a AMD está tomando medidas para resolver a escassez. A empresa está acelerando a produção do chip, embora o processo de empilhamento do 3D V-Cache, uma das principais inovações da linha exija mais tempo de fabricação. Ou seja, mesmo que novos lotes cheguem à venda, a espera vai continuar por algum tempo.

A AMD já lançou novos processadores, como o Ryzen 9 9950X3D e o 9900X3D, que trazem ainda mais poder de processamento com 16 e 12 núcleos, respectivamente. No entanto, apesar de esses chips possuírem especificações superiores, a demanda pelo Ryzen 7 9800X3D ainda é gigante, principalmente entre os gamers, que continuam priorizando as qualidades do chip de 8 núcleos como a melhor solução para jogos.

É interessante ver como um erro da concorrência, combinado com uma boa dose de inovação, pode virar o jogo em favor de uma empresa. A AMD conseguiu transformar a debilidade da Intel em uma oportunidade de ouro para seus próprios chips, e, por ora, o Ryzen 7 9800X3D continua sendo um dos processadores mais cobiçados do mercado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • All Posts
  • Ciência
  • Esportes
  • Internet
  • Marketing
  • Negócios
  • Política
  • Tecnologia
  • Uncategorized